Metodologia

A terapia é realizada através de acompanhamento psicoterapêutico, laborterapia, e direção espiritual religiosa.
Oração e trabalho, trabalho e oração.

Programa Sinal Verde “Reconstruindo Caminhos”:

Adaptação e Aceitação do Processo de Recuperação

1ª Fase : PARE

A terapia começa com a entrevista inicial com a Psicóloga e levantamento socioeconômico com a Assistente Social. Nesta fase que o residente é acolhido pela Comunidade Terapêutica.
Duração: 2 avaliações positivas (2 meses em média)

Restauração

2ª Fase : OLHE

Fase em que deverá haver maior comprometimento do residente com o próprio processo de recuperação.
Momento de auto-reconhecimento e análise dos recursos internos e externos que serão facilitadores no seu processo de mudança.
Reconhecimento da dependência como doença e reflexão sobre as diversas áreas da vida: social, física, afetiva, profissional e espiritual.
Definição dos objetivos e metas para manter-se em sobriedade.

Reinserção

3ª Fase : Escute

Após averiguação dos avanços e conquistas adquiridos nas análises auto-avaliativas do residente. Nesta fase ele passa a ter o direito de sair desacompanhado da Comunidade Terapêutica. Essas saídas são programadas com a psicóloga e a assistente social através da construção de um Projeto de Vida onde serão trabalhados, além das emoções, dificuldades e medos, as ações efetivas que ele deverá desenvolver par adaptar-se novamente ao meio.
Duração: 3 avaliações positivas (3 meses em média)

Assim sendo o Programa Sinal Verde “Reconstruindo Caminhos”, tem a duração de 08 meses (em média) podendo este tempo ser prolongado se necessário.